A Mecânica de Dados Perdidos de “UED – Você é a Resistência”

DadosPerdidos

Olá Pessoal

No últimos reportes de sessões que foram enviadas pelos Mestres de UED deste Brasil a fora, recebemos diversas vezes o mesmo tipo de pergunta sobre a mecânica de Dados Perdidos (Lost Dice) do jogo e decidimos que deveríamos dedicar um pouco mais de empenho para explicá-la do que simplesmente uma resposta no FAQ.

UED propõe-se a desenvolver histórias sobre sobrevivência em um ambiente hostil e com recursos escassos. A sensação de escassez é promovida pela mecânica de dados perdidos e é uma das mais importantes para experiência pretendida pelo Design do jogo.

Em sua grande maioria, os RPGs, ao exigirem um determinado teste de atributo, ou seja, quando uma rolagem de dados se faz necessária, cobram a sua consequência na ficção de jogo pelo resultado da rolagem apenas. No caso de UED, a cada rolagem que você faz, além do resultado, você precisa lidar com o fato de que irá “gastar” um dado de seus suprimentos. Vamos tentar entender melhor como isso funciona:

Cada Runner possui 4 atributos principais: Armamentos, Coragem, Energia e Blindagem. Ao criar seu personagem você utiliza pontos para determinar que tipo de dado você tem em cada um desses atributos, que vai de d4 até d12.

Dependendo do dado comprado, suas escolhas de tipos de armamentos, trajes de exploração e tanques de energia estarão limitadas ao dado destes atributos. No início do jogo (e sempre que você retorna ao Aglomerado e isto for possível) você juntará todos os seus dados de atributo e rolará todos juntos. Digamos que você tenha Armamentos d4 Coragem d6, Energia d8 e Blindagem d6. Você vai rolar 1d4 + 2d6 + 1d8 e somar os resultados. Isso lhe dará o total de Pontos de Suprimento a cada “nova missão” a qual os Runners estarão saindo do Aglomerado.

Digamos que o total de pontos seja 15, você deverá comprar suprimentos para Armamentos, Energia e Coragem(no caso do atributo Coragem, você não está exatamente comprando suprimentos, mas esta é uma abstração necessária para o equilíbrio do jogo). Supondo que você tenha gasto, destes 15 pontos, 6 para comprar Suprimentos para sua “Pistola Padrão”(Arma que você escolheu para equivaler seu atributo d4 em armamentos), olhando a tabela de custo de dados de armamento para esta arma (pag.32), você tem 18 dados de Armamento.

Isso significa que você pode realizar 18 jogadas de ataque com essa arma e a cada jogado, você diminui um dado de armamento, como se fosse sua munição. Claro que sua munição não consistem em apenas 18 “projéteis” para pistola, bem como seu ataque não significa um único tiro, porém ele representa sua capacidade de provocar danos com aquela arma durante sua ação agressiva. Se você gastar todos seus dados de suprimento para aquela arma, ou seja, realizar 18 ações de ataque, estará sem munição e só poderá realizar outro tipo de ação, que não a agressiva. Vale lembrar que você rola sempre um dado em cada ataque (nada de gastar 3 dados e rolar 3d4 :D)

Tanto a Energia quanto a Coragem seguem o mesmo princípio, porém em condições mais específicas que ficam bem explícitas no livro. A Blindagem é o único atributo que não “gasta” ao ser utilizado (Nas jogadas de defesa ou resistência).

Estas mecânicas foram criadas para enfatizar a questão de gestão de recursos, necessária para a sobrevivência em um ambiente tão inóspito. Sem o uso de uma boa tática, por parte dos jogadores, os combates de UED tornam-se extremamente letais. E mesmo quando não o são, cobram um alto custo pelo desperdício de suprimentos preciosos.

Esperamos que esta explicação mais detalhada ajude os Mestres a entender melhor esta mecânica que é central para a experiência do jogo!  E se tiver dúvidas: fale conosco.

Abraço e até a próxima!

Anúncios
Postado em UED

2 pensamentos sobre “A Mecânica de Dados Perdidos de “UED – Você é a Resistência”

  1. Hum entendi, nos primeiros ataques estavamos rolando 3D4 pra cada tiro, depois de pensar chegamos na conclusão que era 1D pra cada ataque.

    bom outra coisa que ficou esclarecida e o dado de Coragem. nao sabia que ele gastava ate mesmo pra teste de coragem.
    bom isso so faz aumentar ainda mais a vontade de jogar.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s