Alguns dias depois do Laboratório de Jogos 2014

BannerLab

Olá Pessoal

Para você que caiu de para quedas por aqui e não sabe, nos  últimos dias 18,19 e 10 de Abril rolou em Belo Horizonte/MG o Laboratório de jogos, reunindo game designers de todo Brasil ( e também de Portugal) em um fórum de debates, apinéis, mesa de discussões e playtest de jogos. O Evento está em sua segunda edição e mostra sua força transformadora na galera que participa.

O nome do post se refere a exata dimensão atual que tenho sobre o evento, que considero pequena já que está sendo proposta logo em seguida ao seu término. Com tempo e paciência, conseguiremos entender e depurar a real representatividade que o “Lab Jogos”, apelido carinhoso do evento, terá no cenário de desenvolvimento de jogos em Português.

Isso posto vamos a algumas considerações:

O principal “ativo” do Lab Jogos é sem dúvida o reconhecimento das pessoas por suas ideias e não por sua “alcunha”, impressão fácil de se constatar ao perceber que mesmo as pessoas que não se conheciam previamente da internet, começavam novos debates de ideias, introduziam aqueles mais tímidos na conversa e permitiam sempre que todas as pessoas expusessem suas opiniões, não havendo “medalhões” os quais se deveria apenas ouvir e não questionar. Só isso já faria o evento algo bastante diferenciado.

Uma segunda observação latente é que, com o crescimento do número de criadores de jogos, de forma totalmente heterogênea impulsionada pelos inúmeros concursos e comunidades, muitas “correntes de pensamento” sobre forma, contexto, semântica e até mesmo fundamentos teóricos se formaram e o  Lab Jogos parece ter dado uma “concatenada” neste processo, criando uma espécie de “alinhamento do conhecimento”. Não que se tenha criado uma “verdade absoluta” sobre desenvolvimento de jogos de contar história (ou narrativos, ou de experiência, ou RPG, etc), mas que todos agora sabemos, uns com mais ou com menos sucesso, qual as linhas de pensamento estão sendo desenvolvidas, coisa que na internet, nos fóruns de debate como a comunidade Indie RPG, estava um tanto dispersa e difícil de correlacionar.

CAM00329

Outra questão que emergiu dos debates foi a necessidade dos “passos adiante”, após algumas percepções de que o primeiro e segundo Lab Jogos haviam sido importantíssimos na consolidação de pensamentos e comunidade, mas que não estávamos deixando um “rastro” disso. Um lugar onde se pudesse “depositar” nossos avanços e estudos para que, qualquer pessoa encontrasse com facilidade tanto o conhecimento quanto a produção de jogos em português. Um dos frutos deste sentimento é a iniciativa Rolê do Lab Jogos.

20140420_134707

Como se não bastasse o “Carnage Filosófico” (César, COCHISE 2014 -Todos os direitos reservados) tivemos algumas oficinas de desenvolvimento de jogos que tentaram demonstrar algumas linhas de pensamento para você começar a desenvolver seus jogos. Destaque para o foco na Experiência dos Jogadores, que é um argumento constante nos debates que desenvolvemos aqui no blog.

CAM00311

 

Sobre os Playtests, pude participar como Jogador do ESC, um Hack de Apocalypse World criado pelo Guilherme Korn sobre conceitos transdimencionais. Vale a pena clicar no link e baixar. Além disso testei meu próprio Hack “O Jogo – As Crônicas Pérfidas de Rickart Wick” e o meu Card Game sobre Revoluções LEVANTE. Mas esse darão pano para novos posts futuros. Infelizmente, mesmo com diversos larps interessantíssimos não consegui participar de nenhum. Fica como meta para o próximo! 🙂

No mais fica a certeza de que, se você quer aprender mais sobre Game Design e sobre o que está sendo feito por esta comunidade, cole nessa galera que é amplamente receptiva! E bora fazer jogos que o Game Chef já está aí! 😉

CAM00324

Anúncios

5 pensamentos sobre “Alguns dias depois do Laboratório de Jogos 2014

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s