O Horror de Resident Evil 1 para UED – Você é a Resistência | Lost Dice

ResidentTop

Olá Pessoal, hora de ir um pouco além com o sistema Lost Dice e seu jogo UED. Eu não sei vocês mas eu sou um saudosista dos primeiros jogos da Série Resident Evil. Tanto o 1 quanto o 2 me fizeram dar bons pulos da cadeira e perceber que eu deveria realmente checar minha munição antes de abrir a próxima porta. Como o sistema Lost Dice de UED tem por Experiência Básica jogos de sobrevivência, nada melhor que desenvolver uma de suas extensões com a praga Zumbi original 🙂 (e aproveitamos para mostrar como funciona nossa ideia de extensões para o sistema 😉 ). Para jogar essa adaptação você precisará do seu livro UED – Você é a Resistência.

Vamos conhecer como criar os Membros do “S.T.A.R.S.”

ResidentAtributo

No que tange as qualidades, em um jogo de Resident Evil não precisamos fazer nenhum tipo de alteração. Técnica, Saúde e Atitude atendem bem nossa necessidade para desenvolver a experiência. Já nos atributos, que são os elementos que direcionam a experiência de escassez, precisamos fazer algumas alterações e seguiremos os conceitos estabelecidos no Lost Dice na pagina 12:

Armamentos: Munição que acaba é uma característica básica de Resident Evil. Porém, diferente de UED, os personagens costumam carregar diversas armas diferentes. Portanto, o Atributo Armamento não vai definir a arma utilizada pelo membro do “S.T.A.R.S.”, mas sim seu Slot Máximo, o dado mais alto que ele pode comprar. Depois conforme o número de suprimentos que ele decidir gastar em armamentos pode obter diversas armas com poucos tiros, ou poucas com muitos tiros. Você usa o Atributo Armamentos sempre que um personagem utilizar suas armas(as regras de armas brancas são as mesmas de UED). Mais adiante apresentaremos como funciona a ideia de Slots.

Proteção (Blindagem): Este atributo será trocado o nome para caracterizar melhor a situação dos Soldados em missão na Mansão de Resident Evil. A proteção representa qualquer aparato de Cotoveleiras, Proteções ou colete a prova de belas que o personagem utiliza. O índice de proteção serve pra resistir “passivamente” sem que haja uma ação do personagem para isso. A medida que seus dados vão sendo Gastos, sua proteção vai sendo destruída. No entanto, não ter armadura, não significa que você começa a morrer como em UED, você apenas está mais vulnerável. Use teste de Blindagem quando o personagem é surpreendido e atacado por um Zumbi por exemplo.

Stamina (Energia): Mais um atributo que mudamos o nome pára melhor se adequar ao clima de Resident Evil. Considere Stamina a força para correr de inimigos ou fazer manobras rápidas, e como os personagens em momentos de tensão vão rapidamente se cansando e sendo pressionados. Os Dados de Stamina podem ser recuperados com 3 horas (em jogo) de descanso (1h = 1 dado recuperado). Não existe outra forma de recuperar Stamina. Os personagens só podem descansar em segurança desta forma quando reencontram seu Grupo “S.T.A.R.S.”.

Coragem: A Coragem tem a mesma função base que a usada em UED, adicionando dados em momentos críticos. No entanto, em Resident Evil, sempre que um personagem for surpreendido por alguma coisa bizarra ou grotesca deve testar Coragem + Atitude, sendo a dificuldade determinada pelo quão grotesco é o encontro. Em caso de Falha, o Personagem perde um Dado de Coragem. Em termos de narrativa isso significa a redução de sua sanidade. Se ele perder todos os pontos de sua Coragem antes de reagrupar com seu grupo (Mais adiante falaremos sobre o “grupo”) Ele ganha algum traço de Loucura, como paranoia, ou algum comportamento esquizofrênico.tur

ResidentProfissoes

Em Resident Evil os personagens podem ser Soldados ou Sobreviventes. Use as mesmas regras de Profissões que começam na Pag. 24 do livro de UED.

ResidentGerenciamento

Os Personagens de Resident Evil não possuem um Aglomerado a defender pois são um grupo militar em uma missão de invasão a mansão e Laboratórios da Umbrella. O “Grupo” dos “S.T.A.R.S.” é o centro seguro, de reabastecimento e também o ponto a ser defendido. O “S.T.A.R.S.” está invadindo o complexo da mansão juntamente com os personagens e por isso no início do jogo eles devem estabelecer um ponto de encontro, o qual os Personagens devem se juntar para poderem se reabastecer e renovar suas . Possui 3 atributos: Coragem, Poder e Segurança.

A coragem do “S.T.A.R.S.” funciona como a Coragem do aglomerado depende de quantos pontos de Coragem os Personagens possuem quando retornam ao ponto de encontro seus companheiros. Você gasta os mesmos números de pontos de personagem para investir no dado e pode renovar seus suprimentos conforme a tabela da Pag. 32 de UED.

O Poder substitui o atributo Tecnologia do aglomerado e representa quantos agentes estão invadindo a mansão. Isso significa que, se o grupo não gastar os pontos na construção o número de Agentes será de 10+d4 (contando os personagens junto). Se houverem 4 personagens jogadores, haverá 6 agentes +1d4.

Quanto mais tempo os personagens demoram a retornar a encontrar seu grupo, menos agentes vão sobrevivendo. Estabeleça quanto tempo os jogadores tem até precisarem reencontrar o grupo. Para cada reduz 2 pontos dos suprimentos ganhos na Rolagem de Coragem do  “S.T.A.R.S.”.

O Atributo de segurança funciona de forma diferente. Você define quantos pontos de personagem o grupo gastará com a Segurança do  “S.T.A.R.S.” e anote este valor. Um personagem pode a qualquer momento diminuir um ponto de segurança do  “S.T.A.R.S.” para adicionar o dado de Coragem da Equipe a sua rolagem (como faria com seus próprios dados de Coragem). Isso representa uma ajuda inesperada de um agente do grupo que deve ser demonstrada na ficção.

Se o grupo gastar todos os pontos de segurança, significa que um dos agentes do  “S.T.A.R.S.” morreu para ajudá-lo e o grupo deve reduzir um ponto de Poder. Os pontos de segurança se renovam sempre que o grupo se encontra novamente.

A Força do  “S.T.A.R.S.” está em seu trabalho em Grupo, portanto não deixe os personagens esquecerem de seus companheiros e faça suas escolhas serem significativas! 🙂

 

ResidentEquipamentos

Armamentos

Knife

Obriga o jogador a ficar perto do inimigo para atacar, o que o põe em risco. Use a faca apenas se a sua munição acabar, em último caso; mas ainda assim, requer muita habilidade.

Considere como uma Arma Branca Lâmina de Combate.

 

Berettad4

Arma presente em todos os games da série, é a mais básica e provavelmente a que mais será utilizada durante o jogo, devido principalmente à abundância de munição. Considere como uma Pistola Padrão.

Shotgund8

Arma boa contra qualquer tipo de monstro, desde os mais fracos até os chefes. Você encontra uma quantidade razoável de munição durante o game e deve utilizá-la principalmente contra muitos zumbis (matando-os de uma só vez), Hunters ou Chimeras. Considere como uma Escopeta.


Bazookad10

Arma muito versátil que possui diversos tipos de munição. Você pode considerar que ela tem apenas o efeito de munição explosiva ou definir que os inimigos apenas são afetados por tipos específicos de Munição.Considere como um Lança Granadas.

Colt Phytond6

Arma forte e recorrente nos jogos com bom poder de fogo. Tende a não ser uma arma utilizada no começo do jogo e com pouca munição disponível. Considere como um Revólver Pesado

.

Rocket Launcherd12

A arma mais rara do jogo (ou seja os jogadores não saem com ela) e de munição mais escassa. Utilize apenas em um momento crucial do jogo e com um mínimo de Munição possível. Considere como um Lança Mísseis.
Você pode incluir as outras armas presentes em UED pois aos longo dos jogos foram todas elas usadas. Mas lembre-se que quanto mais opções disponíveis, menor a experiência de Sobrevivência (do primeiro Jogo) e maior a de “Jogo de Ação” (dos jogos mais recentes da franquia)

 

Proteção

Os membros do “S.T.A.R.S.” não utilizam Trajes de |Exploração como os Runners mas possuem Coletes e Proteções. Considere que quanto maior dado de Proteção do Personagem, mais peças protetoras ele possui. Use os mesmos dados dos trajes da Pag. 44.

Stamina

A Stamina representa sua força para continuar. Eles precisam de descanço mas também são coprados como suprimentos. Os “S.T.A.R.S.” precisam comer suas rações e beber água. Consider que quanto maior o dado de Stamina mais resistente é o personagem. Para os Dados de Suprimento considere a tabela de Tanques de energia da Pag. 48 (desconsiderando as referências a Tecnologia).

 

ResidentRaccon

Horror em Raccoon City

A aventura inicial dos personagens será explorar uma mansão muito parecida com a do primeiro jogo. A aventura não precisa ser igual ao jogo, apenas colocando eles no mesmo ambiente e trazendo novos desafios. Abaixo você encontrará alguns mapas que irão ajudá-lo a guiar a aventura e os inimigos que aparecerão sempre em momentos de tensão.

Mapas interativos da Mansão:

http://www.evilresource.com/resident-evil/maps/mansion/#mansion1f

História completa dos acontecimentos em Raccon City:

http://residentevil.com.br/files/artigos/ArtigoRaccoonCityLow.pdf

 

ResidentTEnemy

Zumbi

Inimigos básicos do game, são seres humanos infectados com o T-vírus que vazou das instalações da Umbrella Corporation. Fracos e lerdos, são inofensivos desde que estejam longe. De perto, podem vomitar uma secreção ácida e morder.

DISPOSIÇÃO: +2 AGRESSÃO: d4 (Corpo a Corpo) d6 (Vômito ácido)

DEFESA: d4 INTEGRIDADE: 5 níveis

Cerberus (MA-39)

Cerberus é uma arma biológica, o produto da administração do T-vírus em cães com treinamento militar da raça Doberman. São extremamente agressivos e costumam atacar em grupo. Sempre que o Personagem reduzir 1 nível de integridade de um Cerberus pode fazer um novo ataque sem testar  mas consumindo suprimentos normalmente.

DISPOSIÇÃO: +4 AGRESSÃO:  d6 (Mordida)

DEFESA: d4 INTEGRIDADE: 6 níveis

 

Hunter Alpha (MA-121)

O Hunter Alpha serviu como base para todos os outros tipos de Hunters posteriores. São o resultado da infusão de DNA de répteis em óvulos humanos em combinação com o T-Vírus. Além de serem extremamente fortes, eles possuem inteligência a ponto de obedecerem a ordens simples.

 

DISPOSIÇÃO: +4 AGRESSÃO:  d8 (Ataque em Salto)

DEFESA: d6 INTEGRIDADE: 7 níveis


Web Spinner

Arma criada e desenvolvida após o estudo dos efeitos do T-vírus em aranhas infectadas acidentalmente. Costumam atacar à distância com uma secreção ácida e também podem morder suas vítimas. Seus ataques podem deixar os personagens envenenados. Qualquer jogador atingido pela Web Spider perde 1 dado de Stamina por turno até que seja medicado com antídoto.

DISPOSIÇÃO: +2 AGRESSÃO:  d8 (Ataque em Salto) d10 (Jato de Ácido)

DEFESA:  INTEGRIDADE: 8 níveis

Crow

Os corvos tornaram-se infectados após consumir a carne contaminada pelo T-vírus e também podem ser considerados parcialmente responsáveis pelo seu espalhamento. Os corvos atacam em hordas e são espantados após receberem um nível de dano

DISPOSIÇÃO: +1 AGRESSÃO:  d8 (Ataque em Bando)

DEFESA:  INTEGRIDADE: 1 níveis

Plant 42

A Plant 42 foi gerada acidentalmente, pela combinação do T-vírus e produtos químicos absorvidos através de suas raízes. A enorme planta usa seus ramos para atacar à distância, além de secretar uma solução ácida.

DISPOSIÇÃO: +2 AGRESSÃO:   d6 (Ataque Tentáculos) d10 (Jato de Ácido)

DEFESA:  INTEGRIDADE: 9 níveis

 

Tyrant (T-002)

O T-002 é o modelo de Tyrant aprimorado a partir das observações feitas como Proto Tyrant. Esta arma biológica foi criada para uso em combates, tendo grande força e resistência, além da capacidade de obedecer ordens. É o inimigo mais poderoso do jogo.

DISPOSIÇÃO: +6 AGRESSÃO:    d10  (Ataque Físico)  ( Lança Mísseis)

DEFESA:  d10  INTEGRIDADE: 9 níveis

Baixe a Ficha Personalizada para jogar Resident Evil (Media Fire)

FichaEng

 

Estas são as principais regras para você jogar Resident Evil utilizando UED – Você é a resistência.

Quer conhecer o Lost Dice clique aqui e baixe o PDF

Todas as imagens são promocionais encontradas na web. Todos os direitos reservados aos seus autores.

Grande parte das informações foi encontrada no maravilhoso site Brasileiro REVIL http://residentevil.com.br/ que é passagem obrigatória para qualquer fã de Resident Evil Prestigiem! 🙂

 

Anúncios
Postado em UED

10 pensamentos sobre “O Horror de Resident Evil 1 para UED – Você é a Resistência | Lost Dice

  1. Julio,

    Desde a Teoria GNS tenho aprendido que o sistema importa, e não só o sistema, mas também ao cenário ao qual o sistema se destina.
    O UED tem essa pegada específica com o clima Residente Evil 1, ótima adaptação a sua.

    • Ola Kauzé, na verdade o objetivo do sistema Lost Dice, que é o sistema do UED, é desenvolver uma experiência de sobrevivência. Você pode rodar vários cenários sobre ele, mas sempre com essa experiência. Se você tentar rodar outras experiências vai perceber que o sistema não te atende da mesma forma 🙂

  2. Pingback: Falling Skies – A Invasão da Terra para Lost Dice | Mundos Distantes

  3. Pingback: Falling Skies – A Invasão da Terra para Lost Dice | Chico Martellini

  4. Pingback: UED: Você é a Resistência, por Jairo Borges Filho | #INDIEGAMEPT

  5. Pingback: UED e o Sistema Lost Dice, por Jairo Borges Filho | #INDIEGAMEPT

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s