A Ordem dos Últimos – Uma Jornada desesperada para Dungeon World

 

postdescritivotituloOlá Pessoal

A Ordem dos Últimos é o lançamento do ZK Studio que vai trazer a Fantasia Obscura para Dungeon World. Como um Módulo que altera e adiciona algumas regras, A Ordem necessita que você tenha o livro do Dungeon World. Se você ainda não sabe do que se trata, Dungeon World é um RPG de Fantasia Medieval com regras que impulsionam a história de forma cinematográfica e intensa. Se você ainda não possui o jogo, pode comprar todos os PDFs nesse super pacote especial!

A Ordem dos Últimos leva os jogadores a uma jornada desesperada, guiada apenas por sua Fé e Valores. Inspirado fortemente em Jogos como The Banner Saga e Busca Final, este módulo com 50 páginas em widescreen (equivalente a aproximadamente 100 páginas de conteúdo) cria novas opções de Classe que substituem as do livro básico e uma série de mecânicas de gerenciamento da Caravana para que a história seja fruto dos relacionamentos entre a Ordem de Cavalaria e seus protegidos.

De Autoria e Design Visual de Julio Matos, o livro vendido exclusivamente em PDF conta com ilustrações de Fred Rubim, Editoração e Revisão pelos olhos afiados de Igor Bone e Rey Ooze, além de o apoio incondicional da sempre maravilhosa Secular Games.

postdescritivoclasses

O Módulo possui 6 novas classes de personagem, que você irá substituir pelas classes do livro. Seus poderes e habilidades estão melhor ajustados para o clima de desespero gerado pelo Êxodo da população.

o-defensor

Não existe nada mais importante do que a sobrevivência daqueles que você jurou proteger. Sua vontade e todo seu esforço sempre estiveram focados na preservação das pessoas e de sua integridade. Você é o Escudo da Ordem.

Veja um exemplo de Movimento do Defensor:

Duelo em sacrifício
Em uma batalha com diversos inimigos, quando você olhar firme sobre o campo de batalha, poderá identificar o líder ou oponente mais poderoso do bando. Ao fazer isso, o inimigo se sentirá desafiado para um Duelo em sacrifício. Se você vencer, o resto do bando irá desistir da luta, rendendo-se ou batendo em retirada. Caso seja derrotado, todos os membros da Ordem recebem -1 adiante.

a-estandarte

Sobre seus ombros repousa a maior responsabilidade. Você é o pequeno fio que tece a união dos sobreviventes e aquilo que restou da Ordem. É a partir de sua liderança e símbolo, que todos seguem avançando e acreditam que existe uma salvação pela qual é válido morrer lutando.Você é o Líder da Ordem.

Veja um exemplo de Movimento da Estandarte:

Conselho de Batalha
Quando reunir os membros da Ordem para definir sua estratégia em uma batalha futura, Role + SAB. Com 10+ os personagens não jogadores lhe trarão informações valiosas sobre os inimigos. Com um 7-9, um personagem jogador deve discordar de uma informação do conselho, desacreditando o membro da Ordem. Escolha confiar mesmo assim na informação ou desacreditá-la e perder um ponto de Dever

o-visao

Você é o batedor que descobre os problemas antes que eles existam. Um investigador valioso capaz de definir o tamanho e a idade de um animal apenas pelo odor em um galho que ele tenha encostado. Você é o Olho da Ordem.

Veja um exemplo de Movimento da Visão:

Visão Além do Alcance
Quando estiver quieto e concentrado, o MJ irá avisá-lo de qualquer intenção hostil que se aproxime da Visão, ou do local que ela protege. Se observar por muito tempo um grupo ou uma pessoa, pode também perguntar ao MJ se eles representam uma ameaça, e ele lhe responderá com a verdade.

o-samaritano

Você quer o melhor para todos e sabe que os inimigos não demonstrarão clemência. Mas sua escolha em servir a Ordem é exatamente oposta. É a de demonstrar clemência e compaixão a todos que estão vivos, independente de duas intenções. Você é a Esperança da Ordem.

Veja um exemplo de Movimento do Samaritano:

Prece aos ancestrais
Quando em um momento tranquilo, você relembrar rimas e cânticos de seus ancestrais e discursar para a População da Caravana e seus Irmãos da Ordem, a População recupera 1 ponto de Fé e os Personagens Jogadores que puderam ouvir suas palavras recebem +1 Armadura durante a próxima batalha.

o-arauto

O que todos os ancestrais descobriram, e deixaram gravado em pedra, é que um dom místico é uma dádiva e uma maldição. E esta é sua sina Arauto, vivendo entre o passado e o presente, tentando manter sua sanidade e proteger aqueles que precisam. Você é o Guia da Ordem.

Veja um exemplo de Movimento do Arauto:

Sussurro dos Mortos
Quando você se debruçar sobre um corpo morto e lhe recitar ”serei seu guia até os portões da morte” Role +SAB. Com 10+ você pode perguntar sobre fatos recentes que receberá uma resposta verdadeira. Com um 7-9 as respostas serão vagas e com pouco sentido, apesar de verdadeiras. O processo é doloroso e você perde 1pv a cada pergunta.

adevota

A poderosa arma que destrói o inimigo, de fé imbatível e poder formidável. Esta é você Devota, a primeira entre os irmãos da Ordem. Você é a Fúria da Ordem.

Veja um exemplo de Movimento da Devota:

Glória pela Força
Quando aniquilar um inimigo em batalha, recupera 1pv.

postdescritivocaravana

Neste Módulo você vai encontrar uma série de movimentos da Ordem, que estão disponíveis para todas as classes. A cada 2 níveis, o jogador escolhe se prefere substituir seu movimento de Classe por um movimento da Ordem. Eles focam basicamente nas rotinas sociais dos Membros e em sua capacidade de lutar em grupo. O inimigo mais perigoso para Ordem são as Hordas, pois elas atacam diretamente a Caravana, sem que os Cavaleiros sejam capazes de proteger todos ao mesmo tempo. Os movimentos ajudam a organizar taticamente o Grupo de personagens e os outros membros que não são personagens jogadores.

Além disso, o Módulo conta com um sistema de regras para gerenciar a Caravana como um organismo vivo. A População pode diminuir suas quantidade, seus suprimentos e sua Fé, gerando demandas que precisam ser resolvidas pela Ordem. Este conjunto de regras irá gerar o desconforto nos jogadores de terem que enfrentar perigos desconhecidos, ao mesmo tempo que lidam com o problema de organizar centenas de pessoas.

postdescritivomonstros

Os Monstros de A Ordem dos Últimos foram criados para gerar problemas diferenciados para os jogadores. Além de Hordas com os mais diversos comportamentos, entre elas uma raça extremamente culta, mas altamente xenofóbica, o livro também conta com dois inimigos colossais. Um inimigo Colossal é muito superior ao tamanho de um inimigo Enorme (maior escala de Dungeon World. A “Montanha Viva” pode facilmente esmagar uma cidade inteira, não havendo no mundo conhecido poder capaz de detê-la. Restará aos personagens escolhas difíceis e o dever de salvar o máximo de pessoas.

postdescritivoimpresso

Para finalizar, A Ordem dos Últimos conta com os 6 novos playbooks disponíveis para impressão em uma ficha personalizada. Ela conta com todas as informações do personagem na frente e no verso a lista completa de movimentos da Ordem e de Classe, para você apenas marcar os seus a medida que progride. Além disso, a “Ficha de Caravana” permite que você defina o Mal que expulsou a população de sua origem e deu início a jornada, além de registrar os dados da Caravana e dos Membros da Ordem.

 

Adquira já o seu Módulo exclusivo em PDF!

Ou compre o combo que contém o Livro Básico de Dungeon World, O módulo A Ordem dos Últimos e a aventura “A Caçada Sombria”!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s