A primeira Jornada dos Bravos – Um jogo sobre Aventura e Companheirismo.

Olá pessoal

Chegou a hora de voltar e falar um pouquinho sobre o processo de conclusão deste meu protótipo que recebeu muito carinho de quem acompanha meus jogos, mas muito pouca atenção do autor. Chegou a hora de mudar esse panorama e dar prosseguimento no desenvolvimento, visando que ele venha a se tornar um jogo completo ainda em 2017.

Para quem não conhece, “Bravos” foi um jogo desenvolvido durante uma iniciativa RPGenesis em 2013. O jogo consistia em um grupo de crianças que tinha sua aldeia invadida por um grupo armado e eles precisariam fugir e buscar ajuda, valendo-se de sua astúcia e companheirismo. É um jogo para ser jogado por adultos ou crianças, representando personagens crianças que precisam resolver seus conflitos de formas não violentas. Além de receber um feedback muito positivo durante o concurso, ainda fiquei sabendo de sua aplicação em escolas e de várias pessoas que tentaram jogá-lo (uma pessoa inclusive me enviou uma revisão ortográfica completa do texto original).

Uma das principais críticas ao sistema era sua complexidade elevada, e até certo ponto, desnecessária, para que o mesmo fosse aplicado com jogadoras e jogadores mais jovens, ou com pessoas que nunca tivessem jogado um jogo de contar história.

Tendo esses feedbacks em vista, vamos a nossa nova abordagem:

Os Elos e as Posturas

Em “A primeira Jornada dos Bravos”, os jogadores assumirão o papel de crianças em uma situação de fuga por um motivo forte. A sua situação anterior pode ser apenas monótona (como em Goonies) ou ser tão ruim a ponto de impulsioná-las para esta fuga (como em Desventuras em Série). O importante é que elas tenham consciência de que apesar de não saberem exatamente para onde vão, voltar não é uma opção válida. O jogo conta com 6 arquétipos de criança, sendo que cada arquétipo possui uma característica, um conhecimento, um sonho e um elo. Estas instâncias ajudarão o Infortúnio (que conduzirá o jogo como Anfitrião e responsável pelos revezes dos personagens) a criar a jornada de perigos e mistérios pelas quais os Bravos passarão.

Para superar os conflitos impostos pelo Infortúnio, os jogadores irão rolar 3 dados de 6 lados e posicionar no Triângulo do Destino.

Cada ponta do triângulo representa um postura na qual o Bravo enfrenta os perigos. O jogador pode rolar os 3 dados e posicionar os resultados nas posturas, seguindo alguns parâmetros de seu arquétipo. Por exemplo, o arquétipo de Aventureira, deve colocar seu maior dado sempre em “Ser Bravo” e distribuir os outros como preferir.

Nos dados, um resultado de 5 e 6 significa que o personagem conseguiu excelência naquela postura. Um resultado entre 2 e 4 significa que ele comprometeu algo naquela postura. Um resultado de “1” gera um novo problema para os personagens naquele aspecto.

Com 5 e 6 em Ser Bravo, o personagem descreve como ele eliminou o problema de forma definitiva. Com um 2-4 ele deixou algo escapar, ou não está definitivamente resolvido. Com 5 e 6 em Estar Seguro, o personagem se manteve sem nenhum ferimento ou trauma. Com um 2-4 ele veio a sofrer algum tipo de revés em sua ação. Com 5 e 6 em Reforçar Laços, o personagem manteve seus companheiros seguros e pode reforçar suas ações quando eles estiverem com problemas. Com um 2-4 ele acabou causando um mal a um companheiro ou deixou ele despreparado para um perigo que há por vir.

Os resultados 1, permitem que o infortúnio insira novos perigos em um cena, que precisarão ser resolvidos antes que os personagens avancem em sua jornada.

Na prática, a partir desta definição, todas as mecânicas do jogo derivarão do Triângulo do Destino, tornando o jogo mais simples e de resolução mais lúdica no avanço dos conflitos. Além de recriar os arquétipos e a mecânica central, também estamos trabalhando em um conjunto novo de ilustrações e identidade visual para o jogo, que pretendemos lançar em formato impresso ainda em 2017.

Se você tem dúvidas ou sugestões sobre o Bravos, não deixe de visitar nossos comentários aqui do blog, ou deixar uma mensagem na nossa página do Facebook!

Anúncios

Um pensamento sobre “A primeira Jornada dos Bravos – Um jogo sobre Aventura e Companheirismo.

  1. nossa que legal sempre gostei muito do jogo de vocês, sempre achei a ideia muito massa pra incentivar o RPG pra crianças, e uma pergunta porque se vão mudar o sistema?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s