FAQ UED

UED20

Local onde postaremos as perguntas mais frequentes sobre o RPG UED Você é a Resistência.

Deixe sua Dúvida nos comentários e responderemos! For english version, follow us at Google+

1 – UED é um Jogo pra que plataforma?

Esta é a confusão mais comum com o UED. Ele é um RPG de mesa e você joga com papel, dados e um grupo de amigos! Ele usa um sistema próprio que visa criar uma experiência de administração de recursos.

2 – O texto sobre Suprimentos diz: role todos os seus dados de atributo em conjunto. Este número será o número de suprimentos, e você irá distribuir entre os seus atributos de dado. Como isso funciona?

Vamos a um exemplo prático para facilitar: usaremos o Comandante Connor! Seus atributos de Dado são: Coragem d6 | Armamento d4 | Blindagem d6 | Energia d4.

Isso significa que no início do jogo você rolará 1d6+1d4+1d6+1d4 (todos os dados de suprimento) e anotar o total. Digamos que a soma total seja 13.

Agora você pode comprar dados para Connor em cada atributo, seguindo os custos da tabela para cada atributo que consome Suprimentos. por exemplo: Eu escolhe que Gasta 2 pontos em coragem e terá Coragem 2d6 |  Gasta 5 pontos em Armamentos e terá Armamento 15d4 | Gasta 5 pontos em Energia e terá Energia 15d4. (o que totaliza o valor 13 que foi conseguido na rolagem). A partir deste momento Connor terá exatamente este número de dados para seus testes até o final da aventura. Cada personagem terá um conjunto diferente de dados e conseguirá valores variados em sua rolagem. Peça que eles pensem estrategicamente em como distribuí-los.

3 – Como determino o valor da coragem, já que pelo texto a regra acima não se aplica?

A coragem é comprada com pontos de suprimento também. Cada ponto equivale a um dado escolhido, independente do Dado comprado.

4 – Qual critério uso para preencher o painel de suporte? Pelo que entendi está relacionado a energia, mas fique confuso.

O painel de suporte é carregado com energia dos dados do atributo de Energia. Continuando com o exemplo do Comandante Connor, eu defini que ele teria Energia 15d4. Para preencher a primeira vês o painel ele gasta 1 de seus dados e preenche o valor total “4” distribuído como quiser em seu painel (lembrando que ele precisa de pelo menos um nível em cada linha de energia para seu equipamento funcione). Ele fica então com Energia 14d4.

Ele pode sempre que quiser (ou precisar) gastar mais um dado de energia para recarregar seu painel, porém ele deverá rolar o dado e somar o número de pontos ao painel. (no caso de Connor ele rolaria um d4, somaria o resultado ao painel e ficaria com Energia 13d4. Ele pode repetir o processo até que sua energia acabe!

5 – Quando se fala em perder um dado (de coragem ou energia por exemplo), significa perder na escala d4, d6, d8, d10, d12? Ex.: tenho um d8 em coragem e perco um dado, aí ele se torna um d6?

“Perder um dado” significa exatamente perder um ponto de seu total de suprimentos. Lembra que no exemplo da pergunta 1, Connor tinha 13 pontos de suprimento para distribuir em seus dados? Cada vez que ele rolar um teste ele precisará gastar aquele dado (conforme a regra para o teste que estiver fazendo).

Um exemplo: Connor ao fazer uma Ação Agressiva ROLA 1D4 + 1 (TÉCNICA) +qualquer circunstância que o mestre determinar, contra a defesa do oponente. Connor  possui Armamento15d4. Conforme a regra de Ação Agressiva, tendo sucesso ou não em seu ataque, ao final da Ação ele terá gasto 1 suprimento de munição, ficando assim com seu atributo reduzido para Munição 14d4.

6 – Considerando somente as três distâncias (Corpo a Corpo, Curta e Longa), o que significa, no caso das armas explosivas, “afetar os inimigos em torno”? Por exemplo, ela afeta todos os inimigos que estejam a distância corpo a corpo? Aliás, não sei o que você e o Fabiano pensaram, mas para ficar menor confuso, não seria muito mais simples usar o mapa de combate do 3:16, em que a distância inicial é sempre em relação ao grupo todo?  Afinal, um inimigo pode estar a distância corpo a corpo de um personagem, mas a uma distância longa de outro.

“Inimigos no entorno” são todos aqueles que estão corpo a corpo com o primeiro alvo. Isso é efetivo no caso de alguns inimigos atirando sob a mesma cobertura ou em um Bunker por exemplo.
Esta opção de distâncias mais abstratas foi minha tentativa de retirar a necessidade de miniaturas no combate. O Fabiano tem todo um sistema alternativo para uso de hexágonos e miniaturas que estamos avaliando se irá para versão final,

7 – No caso de inimigos com integridade OO | OO, eu considero como dano leve e pesado, ou como pesado e crítico (já que o normal seria O | O | O -> leve, pesado e crítico)?

Considere sempre do dano mais grave para o menor dano, ou seja, come sempre pelo crítico. no caso de um inimigo OO | OO qualquer dano que ele receba já é considerado pesado.

8 – Na descrição da sonda (p. 63), diz o seguinte:

 “Defina sua munição para cada arma (ou role seu total de dados) e sua blindagem antes de iniciar o combate”

Contudo, a blindagem e a integridade da sonda já estão definidas e pelas regras do Beta 2, não se compra dados de Blindagem, que serve apenas para definir a armadura e consequentemente a integridade, sendo necessário adquirir apenas dados de Munição e Coragem. Fiquei meio confuso aqui.

 
Esse erro tem nome Chico e se chama “Preguiça”. Provavelmente demos um copy/cola da primeira versão na sonda e na revisão não ajustamos. Assim que possível emitirei uma errata! 🙂

9 – Uma arma de fogo de nível 1d4 não gasta nenhum dado de armamento, como no caso de armas brancas ou o personagem tem de comprar a munição individualmente?

Gastam Munição individualmente. Você precisa gastar suprimentos em cada uma separadamente.

10 – O que significa reduzir em 1d12 o consumo de energia do aglomerado, quando a Coragem deste é alta?

Outro erro de versão. Havíamos criado inicialmente que o Aglomerado consumiria dados de energia e depois decidimos fixar em pontos. Desconsidere e assuma que se a coragem do Aglomerado estiver máxima ele fica imune ao “Destino Branco” e so perde energia do consumo normal.

11 – Os 14 pontos de integridade da ficha de personagem representam possibilidades de armaduras mais avançadas, já que todas as do manual tem integridade 7?

Nós havíamos desenvolvido uma série de “Upgrades” possíveis para as armaduras em níveis de evolução tecnológica mais alto, mas como decidimos que o Rank iria até 3 nesse Beta, acabram ficando todas armaduras com 7 pontos. Na versão final eles aparecerão.

12 – Por que há 3 hexágonos para preencher a glória adquirida na ficha de personagem?

Nem um motivo especial (o designer achou que ficaria bonitinho :D)

12 pensamentos sobre “FAQ UED

    • Mesmo com algumas revisões, ainda identificamos alguns problemas sim de erros de digitação. Lhe garanto que o produto finalizado terá uma revisão muito mais apurada. Se algum erro lhe impedir o entendimento de alguma regra, não se furte de nos questionar. 🙂

      Abraço!

  1. Olá, tudo bem? Gostaria de aproveitar e deixar a pergunta, partindo do básico, o que é o painel de suporte dentro do universo do game? E como ele funciona na prática da hora da jogatina?

    Obrigado, e a premissa do jogo está incrível.

    • Olá Leandro

      O Painel de Suporte é alimentado pelos pontos dos tanques de energia. Você precisa manter eles com pelo menos 1 ponto garante que seus equipamentos fiquem funcionais. Quanto mais pontos você acumular no Painel, mais bônus pode utilizar em suas jogadas, porém se você receber um dano que venha a lhe desativar uma linha, terá desperdiçado valiosos pontos de energia. Administrar bem o seu Painel de Energia é a chave para a sobrevivência!

      Caso você tenha alguma dúvida mais específica estamos a disposição para respondê-la 🙂

      Abraço e bem vindo a Resistência!

  2. Pingback: A Mecânica de Dados Perdidos de “UED – Você é a Resistência” | ZeoKang Studio | Game Design

  3. Duvida: Estes dados de suprimento são para quando o personagem esta de armadura não é? E quando ele entra em confronto sem armadura tb precisa de dados de suprimento? Se sim, são os mesmo da armadura?

  4. Mais duvidas: as qualidades variam entre 0 e 3, se eu comprar um 2 inicial, com o acumulo que ganho de classe por nível vai a 5, isso pode? Com eu evoluo os dados de atributos, por exemplo, um atributo D4 para D6 com passagem de nível?

  5. Olá, tenho uma dúvida. Digamos que eu tenha Armamento d6, mas possua uma arma d4. Para ter munição para a arma d4 eu vou ter que gastar suprimentos d6? Já que para obter suprimentos de armamento tenho um gasto diferente de d4. E quanto atacar com a arma vou rolar um d6 ou d4?

    • Olá Cheeze, você acumula a Suprimentos independentes para cada arma. Ao repor seus suprimentos, você deve comprar separadamente o suprimento para sua arma principal e para a secundária 🙂

  6. Olá, não ficou muito claro qual a diferença entre um dano leve, um dano pesado e um crítico, poderiam explicar um pouco melhor?

    Obs: Li a versão Beta2 e não vi nada quanto as definições

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s